Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42753
Compartilhe esta página
Título: | O ensino de probabilidade com alunos do 9º ano do ensino fundamental: contribuições do jogo “Corrida de cavalos” na perspectiva da resolução de problemas. |
Autor(es): | ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de |
Palavras-chave: | Matemática (Ensino fundamental); Probabilidades; Estatística; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem baseada em problemas |
Data do documento: | 25-Jul-2019 |
Citação: | ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de. O ensino de probabilidade com alunos do 9º ano do ensino fundamental: contribuições do jogo “Corrida de cavalos” na perspectiva da resolução de problemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Esse projeto busca apresenta a indicação dos documentos oficiais para o ensino de probabilidade, a influência do lúdico na aprendizagem matemática, o uso do jogo e a resolução de problemas como metodologia de ensino em aulas de Matemática. Teve como objetivo investigar as contribuições da resolução de problemas a partir do jogo “Corrida Cavalos” como introdução ao estudo de probabilidade. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa descritiva. Nossa pesquisa se baseia em estudos já realizados sobre o tema, análises dos documentos oficiais e coleta de dados realizados em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Surubim/PE. Reforça as indicações de que o jogo e a resolução de problemas contribuem com o processo de aprendizagem com compreensão e apoia sua inserção como estratégia curricular para o ensino de matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42753 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRADE, Ayrlen Lee Santos de.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons